Em 1989 Joan Lema, então presidente da Comunidade Valência reuniu uma equipa para tornar o grandioso projeto de desenvolver uma parte da cidade (um antigo leito de rio), em um complexo cultural e urbanístico digno do século XXI, em realidade.
Em 1991 começaram as obras do moderno complexo desenhado pelos arquitetos Santiago Calatrava e Félix Candela.
Em 2005 foi finalmente finalizado, passando assim a existir dentro de Valência uma nova cidade, com uma área de mais de 350.000 m².
Trata-se de um parque urbano com várias atrações culturais tais como, um planetário, um Museu de Ciências, um Aquário, uma Casa de Ópera/Shows e um jardim/galeria, e vários parques.
A escala dos prédios, as suas formas e o tamanho dos espaços impressiona.
É uma sensação de estar em um outro planeta ou em um filme de ficção científica.
A atração obrigatória do local é o L’Oceanogràfic , que é o maior aquário oceanográfico da Europa.
Com cerca de 42 milhões de litros de água este é o maior oceanógrafo da Europa. Conta com 500 espécies marítmas divididas em ambientes que remontam biomas distintos no planeta. Podemos encontrar baleias, tubarões , pinguins, leões marinhos, focas, e até mesmo show de golfinhos.
Outra grande atração são os shows no El Palau de les Arts Reina Sofía.
Podem também visitar o museu de ciências Príncipe Felipe. Este parece um grande animal arqueológico e sua estrutura produz grande efeito cenográfico. A intenção formal, baseada em um animal pré-histórico com as “costelas” à mostra, é deliberadamente plástica e escultural.

E o planetario L’Hemisfèric. Projetado em forma de um olho gigante, o L’Hemisfèric é o prédio central e o primeiro a ser inaugurado, em 1998, da cidade. Possui aproximadamente 13.000m² e é uma grande sala de projeções com cinema, planetário e projeções em laser.
Encontramos também uma enorme praça coberta, que se destina a eventos como concertos, congressos e performances.
Entrar na Ciudad de las Artes y las Ciencias é como navegar no futuro, um grande contraste com a cidade de Valência que é uma cidade onde em cada canto pode-se respirar história.