VALÊNCIA # E A CIDADE FUTURISTA

953

Em 1989 Joan Lema, então presidente da Comunidade Valência reuniu uma equipa para  tornar o grandioso projeto de desenvolver uma parte da cidade (um antigo leito de rio), em  um complexo cultural e urbanístico digno do século XXI, em realidade.

Em 1991 começaram as obras do moderno complexo desenhado pelos arquitetos Santiago Calatrava e Félix Candela.

Em 2005 foi finalmente finalizado, passando assim a existir dentro de Valência uma nova cidade, com uma área de mais de 350.000 m².

Trata-se de um parque urbano com várias atrações culturais tais como,  um planetário, um Museu de Ciências, um Aquário, uma Casa de Ópera/Shows e um jardim/galeria, e vários parques.

A escala dos prédios, as suas formas e o tamanho dos espaços impressiona.

É uma sensação de estar em um outro planeta  ou em um filme de ficção científica.

A atração obrigatória do local  é o L’Oceanogràfic , que é  o maior aquário oceanográfico da Europa. Com cerca de 42 milhões de litros de água este é o maior oceanógrafo da Europa. Conta com 500 espécies marítmas divididas em ambientes que remontam biomas distintos no planeta. Podemos encontrar  baleias, tubarões , pinguins,  leões marinhos, focas, e até mesmo show de golfinhos.

Outra grande atração são os  shows no El Palau de les Arts Reina Sofía.

Podem também visitar o museu de ciências Príncipe Felipe. Este parece um grande animal arqueológico e sua estrutura produz grande efeito cenográfico. A intenção formal, baseada em um animal pré-histórico com as “costelas” à mostra, é deliberadamente plástica e escultural. 

 

E o  planetario L’Hemisfèric. Projetado em forma de um olho gigante, o L’Hemisfèric é o prédio central e o primeiro a ser inaugurado, em 1998, da cidade. Possui aproximadamente 13.000m² e é uma grande sala de projeções com cinema, planetário e projeções em laser.

Encontramos também uma enorme praça coberta, que se destina a eventos como concertos,  congressos e performances.

 

Entrar na Ciudad de las Artes y las Ciencias é como navegar no futuro, um grande contraste com a cidade de Valência que é uma cidade onde em cada canto pode-se  respirar história.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here